Relações...

           O que vou escrever aqui não é baseado em estudo científico nenhum. A única base que tenho pra falar sobre isto é minha pouca experiência de vida. Tenho só 26 anos, trabalho a quase 12, fui casado durante 6 anos, sou pai, jogo em dois times de futsal, já fiz curso de aprendizagem industrial, curso técnico, me graduei e fui educador voluntário durante 7 anos. Dentre as matérias que ministrei, a que mais gostei foi a de Relacionamento. Uma coisa comum que sempre gostei de observar, e gosto de analisar até hoje é o comportamento das pessoas.

           E como é difícil o relacionamento entre elas. Todos os tipos de relacionamentos são complicados. Seja entre pais e filhos, marido e mulher, casal de namorados, funcionários, amigos, alunos e professores. O conflito é constante. E não tem como ser diferente. São pessoas diferentes, com expectativas diferentes, experiencias diferentes, necessidades e anseios diferentes, caráter e personalidades diferentes.

          E tudo se complica ainda mais quando as pessoas acreditam que conseguem mudar as outras. Até é possível uma pessoa mudar sua personalidade com o passar do tempo. Todos amadurecemos. A personalidade é formada pelo acúmulo de experiências vividas e adquiridas. Já o caráter é impossível de mudar. Caráter vem de berço. O caráter de uma pessoa é formado ainda quando se é criança, onde temos como exemplo o comportamento dos mais velhos em nosso volta. Neste momento a criança, subconscientemente absorve certas características e princípios de moralidade que levam para a vida inteira.




            Na vida existem tantas coisas boas a serem valorizadas. Acabamos dando tanta importância nas coisas que nos fazem mal. Nos preocupamos muito com as pessoas, que por bem ou por mal, acabam sendo um incômodo em nossas vidas. Nos esquecemos de quem nos valoriza. Acabamos esquecendo de viver por nós mesmos. Falta muita empatia para nos colocarmos na posição dos outros. Assim como falta pessoas de bom caráter e personalidade marcante para ajudar os outros enxergarem isto.

            Posso estar errado em tudo que escrevi. Mas não me importo. O texto não tem valor cientifico. No máximo irá contribuir com a evolução de minha personalidade, já que graças a Deus o meu caráter não muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário